Mitos e Verdades da Blefaroplastia a Laser

Mitos e Verdades da Blefaroplastia a Laser

A blefaroplastia a laser não é uma novidade. Contudo, o procedimento chamado de Jett Plasma se tornou popular entre as pessoas que desejam melhorias em sua estética facial.

Entretanto, há muitas informações incorretas a respeito da blefaroplastia a laser, sendo o próprio nome o primeiro equívoco.

A verdade é que não existe blefaroplastia a laser ou sem cortes. Esse termo é uma tática dos profissionais de marketing para promover o procedimento.

Sendo assim, com a ajuda da Dra. Tatiana Nahas, oftalmologista especialista em cirurgia plástica ocular, listamos os principais mitos e verdades sobre a blefaroplastia a laser, ou melhor, sobre o jett plasma.

1- Blefaroplastia a laser é mesma coisa que blefaroplastia

Mito! Blefaroplastia sem cortes ou a laser não é a mesma coisa que blefaroplastia! A blefaroplastia é uma cirurgia plástica realizada em centro cirúrgico, cujo resultado é definitivo.

Os termos “blefaroplastia sem cortes” e “blefaroplastia a laser” foram criados por profissionais de marketing para promover o procedimento chamado Jett Plasma.

Embora o Jett Plasma tenha a mesma finalidade, o rejuvenescimento facial, o procedimento não é uma cirurgia plástica.

O Jett Plasma é um aparelho que emite uma energia em forma de plasma. Isso altera a membrana das células da pele que começam a produzir mais colágeno e fibras elásticas. O jato de plasma também causa uma espécie de “queimadura na pele”.

Depois de alguns dias, forma-se uma crosta (casca de ferida) que ao cair dá o efeito de retração na pele. O resultado, portanto, é uma espécie de lifting na região das pálpebras.

2- O resultado da blefaroplastia a laser é definitivo

Mito! O único resultado definitivo para o rejuvenescimento palpebral é a cirurgia plástica que remove o excesso de pele da região, ou seja, a blefaroplastia.

O resultado do jato de plasma (blefaroplastia a laser) é temporário! Além disso, algumas pessoas podem precisar de mais de uma sessão para atingir o efeito desejado.

3- Qualquer pessoa pode fazer a blefaroplastia a laser

Mito! Há diversas contraindicações para o jett plasma! Inclusive, quando o paciente não é orientado sobre esse assunto e se submete ao tratamento pode sofrer com os resultados indesejados.

As contraindicações são:

  • Pessoas de pele morena

  • Excesso de pele nas bolsas de gordura sob os olhos

  • Pessoas com tendência à formação de queloides em cicatrizes

  • Pacientes que usam marca-passo ou dispositivos médicos que emitem corrente elétrica

  • Pessoas com muito excesso de pele nas pálpebras

4 -A blefaroplastia a laser tem um custo menor a blefaroplastia tradicional

Verdade! Contudo, é importante ressaltar que o jett plasma não é uma cirurgia plástica. Isso implica em resultados diferentes, bem como num custo relativamente menor do que ao de uma cirurgia. Uma das razões é que os custos para o médico são menores, já que o jett plasma é feito no consultório.

A cirurgia plástica requer custos hospitalares, honorários médicos e honorários da equipe que presta assistência ao cirurgião, como anestesista, instrumentador, enfermeiros etc.

Por outro lado, o resultado do jett plasma é temporário enquanto o da cirurgia é definitivo.

5- A blefaroplastia a laser causa queimaduras nas pálpebras

Verdade! Mas calma! Essa “queimadura” é normal sendo um efeito do jato de plasma totalmente esperado.

O jett plasma é um feixe de elétrons e íons que aplicado na pele leva a uma alteração da membrana celular que é estimulada a produzir colágeno e fibras elásticas. Esse processo é chamado de fulguração, que pode ser traduzido com uma espécie de “queimadura na pele”.

Toda a área em que o jett plasma foi aplicado cria uma casquinha, como se fosse um machucado. Ao longo dos dias essa ferida cicatriza e, com isso, a pele fica tensionada dando a aparência de um lifting facial.

6- Não existe blefaroplastia sem cortes

Verdade! Vamos reforçar o fato de que a blefaroplastia é uma cirurgia plástica cujo principal objetivo é remover, cirurgicamente, o excesso de pele da região palpebral. O resultado é definitivo.

Portanto, os termos blefaroplastia sem corte ou a laser são apenas uma estratégia do marketing para promover o jato de plasma como já citamos anteriormente.

Lembre-se: Antes de realizar procedimentos estéticos, consulte um médico especialista. No caso do rejuvenescimento da área palpebral, o ideal é procurar um oftalmologista especialista em plástica ocular.

Dra. Tatiana Nahas é oftalmologista especialista em cirurgia plástica ocular e Oftalmologia em Geral.

O consultório fica na região do Itaim Bibi, na cidade de São Paulo.

Para mais informações, ligue para (11) 3071-3423

Compartilhe no:

1 thoughts on “Mitos e Verdades da Blefaroplastia a Laser

  1. Bom minha tia fez a Blefaroplastia cirúrgica também não foi definitiva, após 05 anos o excesso voltou ou seja o envelhecimento é contínuo em ambos os casos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA ImageChange Image