Aprenda a escolher a armação certa para o seu rosto

Aprenda a escolher a armação certa para o seu rosto

Você já deve ter ouvido falar que cada pessoa tem um formato de rosto diferente, certo? O rosto é a sede de quase todos os sentidos do corpo humano e pode revelar muitas informações sobre nós. Hoje, um dos conceitos mais usados na área de beleza e estética é a harmonização facial, que leva em conta o formato do rosto e as características individuais da pessoa para fazer uma composição harmônica e atrativa da imagem pessoal.

Esse conceito de harmonia e estética facial se aplica em diversas características, como corte e cor do cabelo, maquiagem, acessórios e, claro, a armação de óculos de grau ou até mesmo de sol. Escolher a armação certa para o seu formato de rosto ajuda a valorizar seus pontos positivos e a suavizar os negativos.

Como identificar seu formato rosto?
É simples. Tire uma foto do seu rosto, com os cabelos presos e sem nenhum acessório. Depois, faça uma linha vertical da testa até o queixo e uma linha horizontal logo abaixo dos olhos de um lado até o outro do rosto. Depois, veja qual forma geométrica que se encaixa melhor no formato da sua face.

Principais Formatos de Rosto

  1. Rosto Quadrado. Neste formato, o comprimento do rosto é quase igual à largura. A largura da testa, do maxilar superior e do inferior são bem próximas. Em geral, a linha do queixo e do cabelo é quadrada.
    Tipo de armação: Evite armações que chamem atenção para a parte inferior do rosto. Escolha uma armação que acompanhe a maior largura do rosto. As armações estilo “gatinho”, por exemplo, são boas escolhas, assim como as redondas ou ovais.
  1. Rosto Redondo: São os rostos que lembram uma lua cheia. O comprimento é igual à largura. O queixo costuma ser mais curto, largo e arredondado.
    Tipo de armação: Rostos redondos pedem óculos com armações mais delicadas. Evite armações muito largas ou as redondas. Prefira os modelos mais discretos e retangulares. As armações grossas em cima e estreitas em baixo funcionam bem.
  1. Rosto Oval: Este tipo de rosto é aquele em que as maçãs do rosto são mais evidentes. É o rosto que vai afinando até chegar no queixo, portanto é mais largo na parte superior do rosto. Costuma ter a mesma distância da linha dos cabelos até as sobrancelhas.
    Tipo de armação: Escolha uma armação que tenha a mesma largura ou que seja um pouco maior que a largura do rosto, de preferência quadrada, com hastes largas. Outro ponto importante é a armação deve seguir a linha das sobrancelhas.
  2. Rosto retangular: É um formato de rosto que lembra o quadrado, mas é mais longo no comprimento e mais estreito na largura.
    Tipo de armação: Como é um rosto longo, a ideia é escolher uma armação que ajude a criar a impressão de um rosto mais largo e mais curto. Modelos ideais: gatinho e aviador.
  1. Rosto Triângulo Invertido (rosto coração): A testa é mais larga e o queixo mais estreito, lembrando assim um triangulo de ponta cabeça.
    Tipo de armação: Prefira uma armação que tenha a mesma largura ou que seja apenas um pouco mais estreita que a testa. Modelos redondos, gatinho, ovais e aviador são ótimas dicas.

Dicas extras
E se você acha que acabou, tem mais. Na hora de escolher uma armação, principalmente de óculos de grau, você precisa levar algumas outras coisas em consideração.

  • Se seu rosto é pequeno e delicado, evite armações grandes e pesadas
  • Quando a distância entre os dois olhos for pequena, prefira cores mais claras no meio e mais escuras nas laterais
  • Para os olhos mais afastados, laterais claras e pontes mais escuras
  • O modelo também deve ser confortável e não deixar marcas no nariz
  • A armação não pode ultrapassar ou ficar em cima das sobrancelhas
  • Cuidado com armações que ficam apoiadas nas maçãs do rosto, pode deixar marcas e não promovem uma boa harmonia facial
  • Cuidados com as cores, lembre-se que devem combinar com seu tom de pele e olhos

 

 

Compartilhe no:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA ImageChange Image