10 perguntas e respostas sobre o pós-operatório da blefaroplastia

10 perguntas e respostas sobre o pós-operatório da blefaroplastia

Quando se fala em cirurgia, um dos principais medos é o pós-operatório, já que com ele podem vir dor, incômodos e outros desconfortos. Entretanto, os sintomas após procedimentos cirúrgicos dependem de uma série de fatores, incluindo a complexidade da cirurgia.

A blefaroplastia é uma cirurgia feita para corrigir as pálpebras, tanto para melhorar a estética facial, como para corrigir problemas funcionais decorrentes do excesso de pele. Com a ajuda da oftalmologista, Dra. Tatiana Nahas, oftalmologista, especialista em cirurgia de pálpebras e Chefe do Serviço de Plástica Ocular da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, elencamos as principais dúvidas sobre o pós-operatório da blefaroplastia. Confira:

  1. Irei sentir dor? O limiar da dor é individual, ou seja, cada pessoa sente a dor de uma maneira. Entretanto, é muito raro o paciente se queixar de dor. O mais comum é sentir um leve desconforto, facilmente gerenciável com o uso de analgésicos que serão prescritos pelo médico. Nos primeiros dias, devido ao inchaço, uso de colírios e pomadas pós-operatórios, a visão pode ficar embaçada.
  2. Preciso ficar de repouso? É preciso ficar de repouso por cerca de dois dias após a cirurgia. Na primeira semana, é recomendado que o paciente “desacelere” um pouco, fazendo repouso relativo. É de suma importância que mesmo que o paciente retorne a algumas atividades rotineiras, faça compressas geladas. Já na primeira semana é possível retomar as atividades diárias, como trabalhar, estudar, porém com recomendações importantes. Uma delas é evitar atividades físicas muito intensas, como correr, praticar boxe e lutas em geral. Esportes aquáticos também devem ser evitados para prevenir infecções. Nestes casos, o ideal é aguardar 30 dias ou a alta médica.
  3. Quando posso voltar a dirigir? Em geral, assim que o paciente se sentir disposto pode voltar a guiar. Entretanto, como a visão fica embaçada nos primeiros dias, o ideal é esperar os três primeiros dias após a cirurgia e seguir a recomendação do médico.
  4. Poderei usar maquiagem nos olhos depois de quanto tempo? O ideal é esperar pelo menos 15 dias para usar maquiagem na região dos olhos. Os produtos podem irritar a área e aumentar o risco de infecção. Mas, os corretivos são bem-vindos a partir do primeiro dia da recuperação para disfarçar os hematomas.
  5. Uso lentes de contato. O que devo fazer? O ideal é ter um óculos para substituir as lentes de contato durante, pelo menos, 15 dias após a cirurgia. Isso porque o uso das lentes pode interferir no processo de recuperação, retardando o desaparecimento do inchaço, assim como é um fator de risco para infecções.
  6. Operei no verão. Posso tomar sol? Não! Enquanto houver hematoma aparente não pode tomar sol. Muitas pessoas usam as férias para fazer a blefaroplastia. Porém, o ônus é ficar longe do sol. Além de evitar o banho de sol, é preciso usar protetor solar na região dos olhos por 90 dias após a cirurgia. Portanto, o ideal é aproveitar o verão para viajar e operar depois. Lembrando que o calor atrasa a melhora do inchaço.
  7. Meus olhos irão inchar? O edema (inchaço) é a resposta natural do corpo a agressões. Porém, existem algumas recomendações que irão ajudar a diminuir o inchaço. Uma delas é dormir nos dois primeiros dias com um travesseiro mais alto, mantendo a cabeça elevada. Compressas de água gelada contribuem muito para reduzir o inchaço e a chance de sangramento. A boa notícia é que entre o quarto e quinto dia após a cirurgia o inchaço diminui.
  8. Eu fumo, isso irá interferir na recuperação ou na cirurgia? Os fumantes terão um processo de cicatrização mais lento. Isso porque o cigarro é um vasoconstritor, interfere na boa circulação do sangue e ainda aumenta a chance de hemorragia. O ideal é parar de fumar para sempre! Se isso não for possível, recomenda-se a cessação antes e após a cirurgia, por pelo menos duas semanas.
  9. Poderei cozinhar depois da cirurgia? Nos primeiros dias é melhor evitar. Como a visão pode ficar embaçada nos dois ou três dias pós cirurgia, pode ser arriscado cozinhar, mexer com facas, fogo, etc. O ideal é ter suporte de outra pessoa para se alimentar ou já deixar tudo organizado. Além disso, os vapores e a quentura prejudicam a recuperação.
  10. É verdade que não posso lavar os cabelos depois da cirurgia?
    O ideal é esperar pelo menos dois dias depois da cirurgia para lavar os cabelos. Como o inchaço pode dificultar o fechamento completo das pálpebras, o shampoo pode cair nos olhos e causar irritação. Outro cuidado é deixar a água em temperatura ambiente, pois o calor excessivo aumenta o risco de sangramento nas primeiras 48 horas após a cirurgia.
Compartilhe no:

64 thoughts on “10 perguntas e respostas sobre o pós-operatório da blefaroplastia

  1. Bom dia, minha esposa fez uma blefaroplastia em 26set18 e deu ectropio e consequentemente ceratite, um mês depois 26out18 fez uma nova cirurgia pra corrigir, porém de lá pra cá ela está sentindo dores fortes nos olhos, segundo ela da pontadas no olho, o que pode estar acontecendo, ah, ela acorda durante a madrugada sentindo muita dor.

  2. Tenho 4 dias que fiz a blefaroplastia e minha visão está embassada é normal ???Quanto tempo para de embassada o olho e voltar ao normal???

    1. Olá Maria Gorete,
      Em primeiro lugar, é muito importante que você converse com o médico que realizou o procedimento e siga as orientações dadas por ele para o pós operatório da blefaroplastia.

      Entretanto, como uma dica, a pele das pálpebras é a mais fina de todo o corpo humano. É preciso evitar procedimentos como a cera, pois pode causar lesões na região. O ideal é usar outros métodos para a limpeza da sobrancelha.

  3. Fizcminha bleforeplastia há 14 dia , e depois de 22 deu uma bolca de sangui em uma das pálpebras, isso pode impactar no resultado final da minha cirurgia ?

    1. Olá Marilzete
      A princípio, não há contraindicação para essas atividades. Entretanto, pode ser que devido ao inchaço e medicações, sua visão fique um pouco embaçada nos primeiros dias. Mas, caso você não tenha esse sintoma, pode bordar e fazer crochê sim!
      boa sorte!

  4. Olá Dra. fiz a blefaroplastia em ser/20, no segundo dia, comentei que ñ havia tido sucesso na cirurgia. E conforme minha intuição, em dezembro/20 foi realizado o segundo procedimento. Passados alguns dias, constatei que ainda existe excesso de pálpebras. E acendida que o tempo passa fica naus evidente. Estou preocupada! O desconforto (sensação de compressão nas pálpebras, continuam). No segundo procedimento o médico já informou que caso o resultado ñ fosse satisfatório eu deveria apelar para um peeling.??? Paguei tudo particular. Anestesista, consulta médica, procedimento cirúrgico e ñ estou feliz. Escolhi uma clínica de renome, porém nada teve importância. Ainda estou pagando ao banco o empréstimo para realizar o “tal sonho”. O “desconforto irá passar algum dia? Posso refazer a cirurgia? Faltam 2 meses para fechar um ano do primeiro procedimento. Lembrando que o segundo ocorreu em dezembro! Ñ fiquei satisfeita, paguei CARO e ñ obtive o resultado esperado. Inclusive as pregas que formavam sobre as pálpebras, tipo vincos, estão ficando aparentes. ESTOU MUITO TRISTE MESMO E ARREPENDIDA. OBS: o médico tirou foto do antes, porém o DEPOIS, nem tocou no assunto. O segundo procedimento foi realizado com anestesias locais, sendo que no olho esquerdo, ainda ñ havia feito o efeito anestésico, senti muita dor do bisturi. ESTOU TRAUMATIZADA! Porém muito infeliz 😔 e insatisfeita. Vc poderia por fvr me falar a respeito? Me dê uma luz por fvr 🙏

    1. Olá Elisete,
      Puxa, sinto muito que você esteja passando por isso. O ideal seria você agendar uma consulta com outro especialista para uma avaliação e uma segunda opinião.
      Fico à sua disposição. Meu consultório fica no Itaim Bibi, em São Paulo.
      Obrigada e boa sorte

    1. Olá Chris,
      Pelo que você escreveu, está se referindo à PTose palpebral. Ela ocorre quando uma das palpébras se mostra mais caída que a outra. A blefaroplastia pode ser feita nesses casos também.
      Obrigada
      Equipe Dra. TAtiana

    1. Olá Cláudia, boa tarde

      A cirurgia de ptose e a blefaroplastia são a mesma coisa. Porém, a diferença é a recomendação médica e o diagnóstico. A ptose palpebral é uma condição ocular bem específica, que pode ter diversas causas. A queda da pálpebra é corrigida por meio da blefaroplastia. Por outro lado, o excesso de pele e bolsas de gordura, que são questões estéticas, também são corrigidas por meio da blefaroplastia.

  5. Fiz blefaroplastia superior e inferior a dois meses
    e abaixo do ossinho da pálpebras inferior ficou uma bolsinha inchada
    Será q vai sumir com o tempo?

  6. Pretendo fazer blefaroplastia em maio e estou fazendo tratamento dentário que será por muito tempo, entre extração de dente, fazer canal e até implante. Posso fazer a cirurgia dando um intervalo de uns 20 dias até voltar ao tratamento dentário?

  7. Boa tarde . Meu olho direito foi feito pontos nele duas vezes . A última vez o médico não deu anestesia. Pensa na dor que senti. Agora eu percebo quando olho p baixo o olho direito está um pouco aberto já fazem 1 mês de cirurgia. O médico disse que é normal. Será que é mesmo .????????

  8. Olá, tenho visão monocular e quero fazer a cirurgia de blefaroplastia nas pálpebras inferior e superior nos dois olhos. Corro algum risco na visão boa ?

  9. Vou fazer blefaroplastia pelo SUS com um médico cirurgião plástico, vejo que os comentários a maioria foram realizados com oftalmologista, é um sonho, confesso que estou com muito medo.

  10. Fiz blefaroplastia tem 13 dias, fiz maquiagem ou seja passei sombra e a maquiagem não saiu onde tem o risco do corte será que é ira sair? Não tenho dor passei devagar contonete e demaquilante, mas não sair! Tô com medo de ficar na cicatriz ?

  11. Fiz retirada de peles inferior e superior e xantelasma há uma semana. Fiz na santa casa mesmo e amei os médicos q fizeram, estou bem posso voltar a frequentar a igreja mesmo ainda n ter tirado os pontos

  12. Fiz cirurgia de pálpebras superiores fazem 7 dias e percebo que um olho está mais caído que o outro e um pouco menor. Pode ser normal nesse período pós operatório?

  13. Olá, no mesmo dia após a cirurgia a médica passou adaptis pomada para usar ? O certo é usar na pálpebra em cima dos pontos ou dentro do olho? O colírio que ela passou eu sei que usa dentro do olho. Obrigada 🙏

  14. Boa tarde!! Fiz uma cirurgia plástica no dia 3/04/2023, estou com 11 dias de cirurgia,tirei quase todos os pontos, semana que vem irei tirar da cabeça e atrás da orelha. O que está me preocupando é que ainda não consigo fechar meus olhos por completo e preciso colocar um tapa olhos pra dormir e tbm as orelhas estão sem sensibilidade e um pouco de abano, é normal?

  15. Boa noite! Fiz a blefaroplastia a quase dois meses, será que tem critérios na alimentação ou posso me alimentar de tudo?

  16. Oi , Boa noite,fiz cirurgia de blefaroplastia inferior, está com uma ótima cicatrização, porém minha pele abaixo da cirurgia está muito amarela, é normal? Estou preocupada.

  17. Dra. Fiz a cirurgia das palpebras superior e inferior. Ficou otima entretanto meus olhos estão muito irritados, vermlhos e causam incomodo. isso é normal. A cirrugia foi 06.09.23 e hoje é dia 22.09.23. Aguardo seu retorno, muito obrigada! Vânia.

  18. Bom dia Dra, fiz a cirurgia, fiquei muito satisfeita, porém agora, após 20 dias, estou sentindo minha vista embaçada, parece que quando tiro o óculos enxergo melhor de perto, tiro não enxergo de longe etc, essa cirurgia pode mudar o grau dos olhos, estou com essa dúvida, grata.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA ImageChange Image