Afinal, o que são aqueles pontinhos pretos que se movem nos olhos?

Afinal, o que são aqueles pontinhos pretos que se movem nos olhos?

Uma das condições oftalmológicas mais comuns e curiosas são as “moscas volantes”, termo popular para o descolamento do vítreo ou ainda descolamento do vítreo posterior. O vítreo, também chamada de humor vítreo ou de corpo vítreo, é uma substância transparente, que tem a consistência similar à da gelatina e fica localizada entre o cristalino e a retina. Sua função é a de manter a forma arredondada dos olhos.

Segundo a oftalmologista, Dra. Tatiana Nahas, Chefe do Serviço de Cirurgia Plástica Ocular da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, as moscas volantes estão ligadas ao processo de envelhecimento. O vítreo começa a ficar mais liquefeito e suas fibras condensadas, culminando na separação da retina. Em geral, é uma condição benigna.

“As moscas volantes costumam ficar mais evidentes quando se olha para a luz, ou para uma superfície branca, dando a impressão de ter pontos pretos flutuando dentro dos olhos. “Esses pontos pretinhos são na verdade coágulos do vítreo que se formam e ficam flutuando. O que vemos, no entanto, é resultado da sombra projetada na retina e cada pessoa poderá ver esses pontos de uma forma, ou seja, moscas, pontos, teias, entre outras”, explica.

Causas
O descolamento do vítreo tem várias causas, como envelhecimento, miopia, cirurgia de catarata, aplicação de laser e inflamação ocular. “Na maioria dos casos a moscas volantes são inofensivas. O próprio movimento do olho é o suficiente para acomodar os pontos e melhorar a visão. Entretanto, em casos mais graves, o descolamento do vítreo pode ser sinal de problemas na retina”, diz Dra. Tatiana.

A médica explica que quando o vítreo retrai excessivamente a retina pode rasgá-la, levando ao descolamento de retina, uma condição grave e que se constitui como uma emergência oftalmológica. “O descolamento da retina pode levar à perda permanente da visão. Desta forma, a pessoa precisa prestar atenção aos sintomas, como clarões, “raios”, aumento das manchas e perda da visão lateral”, explica Dra. Tatiana.

Tratamento
Para as moscas volantes benignas não há necessidade de tratar. Entretanto, se a retina for afetada, haverá recomendação de uma cirurgia chamada vitrectomia. “O oftalmologista remove o vítreo e o substitui por solução salina, silicone ou gás, dependendo do caso”, comenta a médica.

Prevenção
Não há como prevenir as moscas volantes, já que estão ligadas ao processo de envelhecimento ou a condições como a miopia. A melhor dica é consultar regularmente seu oftalmologista, anualmente depois dos 40 anos.

Compartilhe no:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA ImageChange Image